Da maltagem ao copo: saiba como são fabricadas as cervejas

Da maltagem ao copo: saiba como são fabricadas as cervejas

Para a maioria dos brasileiros, a cerveja é uma das bebidas favoritas na hora de ter um bom momento, principalmente se ele for ao lado de pessoas especiais. Ela pode ser fabricada tanto industrialmente, como também de forma artesanal, opção que vem crescendo muito nos dias de hoje. Mas, você sabe como as cervejas são feitas? Quais processos são realizados até que ela chegue geladinha nos bares ou supermercados?

Antes de tudo você precisa conhecer os ingredientes especiais dessa bebida tão queridinha que é feita basicamente de: água, levedura, lúpulo e malte. As leveduras são microorganismos responsáveis pela fermentação da cerveja. O lúpulo é um flor da família das canabidáceas, e serve para dar aquele característico sabor amargo. Já o malte não é algo pronto, ele se origina de diversos cereais, sendo eles a cevada, o trigo, o milho, o arroz e o centeio. 

Você já conhece todos os ingredientes, então falta saber como a cerveja é feita, conferindo cada uma das etapas:

Etapa 1: Maltagem

Processo que transforma o cereal em malte. Os grãos são umedecidos em um tanque e começam a germinar de forma a produzir enzimas, quebrando o amido e as proteínas, parcialmente. Isso é essencial para a qualidade da bebida, já que a composição do malte influencia na cor, sabor, espuma e no corpo da cerveja.

Etapa 2:  Torrar os grãos

Na segunda fase, todos os grãos são torrados para que o amido presente neles se transforma em açúcar. Após isso, o malte é moído e colocado em água quente. Ele fica cozinhando por cerca de 5 horas e, depois, essa mistura chamada mosto é colocada em um tanque e são adicionados os outros ingredientes, como o lúpulo, que funciona como um conservante natural.

Etapa 3: Fermentação

O fermento é adicionado à mistura em outro tanque, separado dos demais. Durante essa etapa o açúcar é transformado em álcool. Há cervejas de baixa e de alta fermentação, mas normalmente o processo dura cerca de 5 dias.

Etapa 4: Maturação

Depois da fermentação, a cerveja é colocada em baixas temperaturas e entra na fase da maturação, na qual fica descansando por cerca de 20 dias. Esta etapa é responsável por definir o sabor e o aroma da bebida.

Etapa 5: Purificação

Nesta etapa a cerveja é filtrada, o que a torna ainda mais brilhante, porém, alguns tipos de cerveja, como a de trigo, não passam pelo filtro.

Etapa 6: Pasteurização

Após a purificação, a bebida é colocada em garrafas, barris ou latas. sendo aquecida e depois resfriada até que chegue a uma temperatura ambiente.

Etapa 7: Finalização

Por fim, as cervejas são lacradas, embaladas e enviadas para os respectivos bares, lojas, supermercados e afins. Prontinhas para serem apreciadas!

Agora que você aprendeu como as cervejas são feitas, que tal unir o útil ao agradável e beber a sua cerveja favorita usando a Seca Cerva?! Assim você pode ter bons momentos e o melhor: sem molhar nada!

Escrito por: Giulia Cieri

Deixe uma resposta

Fechar Menu