Conheça a verdadeira origem da cerveja

Conheça a verdadeira origem da cerveja

Você sabe qual é a história da cerveja?! Como surgiu essa bebida que hoje serve de motivo para as pessoas se reunirem e apreciarem um bom momento?! 

Ao contrário do que muitos pensam, a cerveja não surgiu na Alemanha por volta do século XIX, mas sim na antiga Mesopotâmia há milhares de anos atrás antes de Cristo. A bebida foi criada, por acaso, quando alguns agricultores descobriram o seu processo de fermentação natural e que com o passar do tempo deu origem a primeira cerveja primitiva. Na época, ela foi batizada de “Cerevisia”, em homenagem a Ceres, conhecida como sendo a “deusa das plantas que brotam” (principalmente dos grãos).

Porém, diferentemente da função que a cerveja tem hoje, antigamente ela servia como fonte de alimento. Enquanto bebemos socialmente, como um objeto de prazer e relaxamento, ou acompanhamento para alguma comida, ela tinha uma função diferenciada, já que era considerada como uma fonte básica da dieta da humanidade, assim como pão e leite.

Na época, as cervejas produzidas pelos mosteiros eram escuras e com um gosto muito forte. Foi somente depois de milhares de anos, com a invenção de instrumentos científicos, como termômetros, e com o aperfeiçoamento de novas técnicas de produção, que a bebida  ganhou o sabor que tanto é apreciado atualmente. As diversas receitas desses mosteiros foram passando de geração em geração até chegarem aos tempos modernos.

Atualmente existem cerca de vinte mil marcas de cerveja em todo o mundo, o que faz desta bebida a mais favorita das bebidas alcoólicas do planeta.

E como a cerveja chegou no Brasil?!

As primeiras cervejas surgiram ao final do período monárquico, quando a família real portuguesa decidiu trazer o líquido para o país. Antes disso os colonizadores evitavam a popularização da bebida, pois queriam incentivar o consumo do vinho produzido em Portugal. Até então, a cerveja era produzida apenas para consumo das famílias de imigrantes.

No Brasil, a bebida ganhou o nome de Gengibirra e Caramuru e ficou conhecida como cerveja barbante, devido aos barbantes que seguravam as rolhas das garrafas para impedir que saltassem longe com o efeito do gás da bebida engarrafada. Sua primeira fabricação consistia em uma mistura de água, cascas de limão, gengibre e farinha de milho, e era vendida a 80 réis. Já a segunda era vendida pela metade do preço e sua fórmula levava milho, gengibre, açúcar mascavo e água.

Com o passar do tempo a cerveja foi ganhando ainda mais sabor e se adaptando ao que conhecemos nos dias de hoje. Além de se tornar uma das principais bebidas presente na vida dos brasileiros, ela serve como motivo para diversas reuniões e celebrações. 

Legal né?! Agora você já sabe como surgiu essa bebida tão querida pela maioria. Que tal tomar sua cervejinha gelada com a Seca Cerva? Garanto que não existe combinação melhor!

Escrito por: Giulia Cieri

Deixe uma resposta

Fechar Menu